O tráfego quase desapareceu em muitas cidades ao redor do mundo, como LA (foto)
Estamos vivendo o maior acidente de carbono já registrado.
Nenhuma guerra, nenhuma recessão, nenhuma pandemia anterior teve um impacto tão dramático nas emissões de CO2 no século passado como o Covid-19 em poucos meses.
Várias fontes indicam que agora estamos vivendo uma queda inigualável na produção de carbono.
Mas, apesar de vermos uma queda maciça neste ano, as concentrações de CO2 que estão na atmosfera e aquecendo nosso planeta não se estabilizarão até que o mundo atinja zero.
Como mostra nosso gráfico, desde que a gripe espanhola matou milhões há mais de 100 anos, a expansão global das emissões de CO2 do uso de petróleo, gás e carvão aumentou maciçamente.
Embora essas fontes de energia tenham transformado o mundo, o carbono que infiltra nossa atmosfera elevou as temperaturas globais em pouco mais de 1 ° C desde meados da década de 1850. Eles poderiam aumentar em 3-4 ° C até o final deste século se os níveis de CO2 não fossem selvagens.
Nos últimos 100 anos, conforme indicado no gráfico, vários eventos mostraram que são possíveis quedas dramáticas de carbono.
Muito se fala do colapso financeiro em 2008-2009, mas, na realidade, as emissões de carbono caíram apenas cerca de 450 milhões de toneladas entre 2008 e 2009.
Também é menor que a recessão global no início dos anos 80 que se seguiu à crise do petróleo no final dos anos 70. Durante esse período, o CO2 caiu cerca de um bilhão de toneladas.
Mas a pandemia de coronavírus de 2020 supera todos esses choques anteriores a certa distância. Em alguns meses, a demanda por energia global caiu de um precipício.
A Agência Internacional de Energia (AIE) diz que o mundo gastará 6% menos este ano – o equivalente a perder toda a demanda de energia da Índia. Isso causará grandes quedas de CO2.
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Estamos viajando menos
Pelo ar e nas estradas, o mundo reduziu bastante as viagens. Os bloqueios totais também reduziram a demanda global de eletricidade em 20% ou mais, diz a AIE. Ao longo do ano inteiro, a necessidade de eletricidade cairá 5% – a maior queda desde a Grande Depressão da década de 1930.
“Este é um choque histórico para todo o mundo da energia”, diz o Dr. Fatih Birol, diretor executivo da AIE. As mudanças na demanda de energia terão um efeito indireto na demanda global de carvão, que deve cair 8% este ano.
Com a China o primeiro país a parar sua economia em resposta ao vírus, o uso do carvão caiu drasticamente no início, embora agora esteja se recuperando e a expectativa entre analistas de energia é de que a produção neste ano caia pouco mais de 1%.
Os pesquisadores dizem que a maior coisa a atingir as emissões de CO2 no momento é a redução no transporte rodoviário.
As viagens aéreas caíram pela metade nos EUA
De acordo com a atividade média global de transporte rodoviário da AIE, caiu para 50% do nível de 2019 até o final de março de 2020.
Como pode ser visto em nosso gráfico, quase todos os países sofreram uma grande queda no uso da estrada. Isso resultou em uma queda maciça no uso de petróleo.
“Na recessão de 2009, a demanda média de petróleo caiu 1,3 milhão de barris por dia em relação a 2008. E agora 2020 está definido em média 10 milhões de barris por dia a menos que 2019.” disse Erik Holm Reiso, da Rystad Energy, uma empresa de pesquisa independente.
“É um ciclo muito mais severo”.
Da mesma forma, as viagens aéreas caíram enormemente, mas em diferentes quantidades em diferentes regiões.
Na Europa, o número de voos caiu cerca de 90%, enquanto nos EUA foi mais resistente, com cerca da metade do número de aviões decolando em comparação com o ano passado.
Globalmente, porém, a demanda por combustível de aviação caiu 65% ano a ano em relação a abril. “O que estamos vendo é que a maior redução relativa é no tráfego aéreo”, disse Robbie Andrew, pesquisador sênior do Centro Internacional de Pesquisas Climáticas e Ambientais (Cicero).
“Mas as emissões atmosféricas representam apenas cerca de 3% do total global. Portanto, embora as reduções relativas no transporte terrestre sejam menores que o transporte aéreo, as reduções absolutas são muito mais significativas”.
Não é o mesmo em todo lugar
Embora o bloqueio possa parecer bastante uniforme em todo o mundo, houve grandes variações nas reduções de emissões de diferentes cidades. Se tomarmos Paris e Nova York como exemplos, o contraste, como mostrado em nosso gráfico, é enorme.
Paris teve uma queda de 72% (+/- 15%) no mês de março em comparação com o normal. Nova York, no mesmo período, viu uma queda de CO2 em torno de 10%.
Paris viu uma queda dramática no CO2 desde o início do bloqueio
Então, por que a grande diferença?
“Na região de Paris, não existem grandes usinas de combustível fóssil, ou instalações industriais”, disse Philippe Ciais, do Instituto Pierre Simon Laplace, em Paris.
“Outra diferença é se os edifícios são aquecidos com combustíveis ou com eletricidade. Na França, cerca de 70% da eletricidade vem da energia nuclear”.
Grande parte do CO2 de Nova York é proveniente de emissões relacionadas ao aquecimento de edifícios. Mas emissões significativas vêm de usinas de combustíveis fósseis baseadas dentro dos limites da cidade. Os carros representam uma proporção muito menor do uso geral de energia.
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“Acho que algo em que pensar é que fechamos toda a cidade e obtivemos uma redução de 10% nas emissões de CO2”, disse o professor Róisín Commane, da Columbia University, em Nova York.
“Ainda estamos emitindo mais de 80% de nossas emissões anteriores de CO2. Esse é um número enorme. Portanto, o comportamento pessoal realmente não vai resolver o problema de emissão de carbono. Precisamos de uma mudança sistemática na maneira como a energia é gerada e transmitida”.
As emissões de CO2 já atingiram o pico?
Em 2008, o setor elétrico europeu foi fortemente afetado pela recessão financeira global e a demanda por energia caiu drasticamente. Mas quando essa demanda recuperou novamente, eram a energia solar e eólica que já eram grandes o suficiente para suprir todo o crescimento.
O uso de combustíveis fósseis na Europa para produzir eletricidade nunca retornou ao nível em que estava antes do acidente. Agora, especialistas acreditam que algo semelhante poderia acontecer com a pandemia de coronavírus.
“Em cerca de metade do mundo, já vimos o pico de demanda por combustíveis fósseis”, disse Kingsmill Bond, do think tank financeiro independente Carbon Tracker.
A poluição do ar diminuiu em algumas partes do Nepal devido a restrições
“Na Europa, era 2005, nos EUA, 2007.” Isso significa que a tendência da demanda está em declínio desde então.
Ele acrescentou: “Houve um pico de demanda global de carvão em 2013. Se você observar a demanda de carros, é cada vez mais aceito que você tenha observado um pico de demanda de carros convencionais em 2017”.
Então, o grande sucesso da pandemia no carbono significará que no ano passado, 2019, se tornará o ano em que o mundo alcançou um ponto de virada?
Não tão rápido.
A queda nas emissões de carbono que se seguiu à recessão em 2009 foi seguida por um forte aumento de quase 6% em 2010. Algo semelhante pode acontecer nos próximos dois anos.
“Neste momento, não vemos sinais claros de que a pandemia e nossa resposta social a ela levem a mudanças significativas e permanentes no caminho das futuras emissões globais”, disse Robbie Andrew, da Cicero.
“No momento, estamos vendo respostas imediatas às emissões e, após a maioria das crises anteriores, as emissões globais retornaram à sua trajetória pré-crise”.
A indústria do petróleo parou, uma vez que a demanda caiu
E se o CO2 fosse cortado assim a cada ano?
Para manter o mundo no caminho certo para permanecer abaixo de 1,5 ° C neste século, o mundo precisa de cortes semelhantes no futuro próximo para manter esse objetivo à vista.
“Se o Covid-19 leva a uma queda de cerca de 5% em 2020, esse é o tipo de redução que precisamos todos os anos até que as emissões líquidas zero sejam atingidas por volta de 2050”, disse Glen Peters, também da Cicero.
“Tais reduções de emissões não ocorrerão por meio de bloqueios e restrições, mas por políticas climáticas que levam ao desenvolvimento de tecnologias limpas e a reduções na demanda por energia”.
Especialistas em energia acreditam que haverá uma recuperação no próximo ano, mas que, a longo prazo, o mundo passará a usar combustíveis mais ecológicos.
Mas pode não ser suficiente para manter as temperaturas em níveis mais seguros. “Essa inclinação descendente se acelerará com o tempo além do pico da energia fóssil”, disse Erik Holm Reiso, da Rystad Energy.
“Isso não condiz com o 1,5 ° C, mas talvez 1,8-1,9 ° C possa estar ao nosso alcance e essa situação agora pode ajudar a conseguir isso, eu acho.”
Lições aprendidas?
Muitos pesquisadores do clima estão otimistas de que essa pandemia mortal tenha ensinado aos governos algumas lições críticas que podem ser aplicadas ao problema do aumento da temperatura.
O grande desafio é garantir que a recuperação tenha um foco verde.
De acordo com a professora Gail Whiteman, da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, era quase impossível acreditar que governos de todo o mundo, quando confrontados com uma emergência de saúde, colocariam a humanidade à frente da economia. Mas eles fizeram.
“Podemos nos recuperar de uma ameaça existencial e complexa e emergir muito mais forte e mais resiliente”, diz ela.
“O que reforça a ideia de que podemos fazer as coisas de maneira diferente no clima, de que podemos enfrentar esse problema.
“Acho que isso nos dá uma energia enorme”.
Fonte: BBC News