Aquasfera, com informações de Reuters, Uol e Ambev
Até o final do ano, a Ambev lançará a primeira água mineral em lata do Brasil. A informação foi dada pelo chefe de Sustentabilidade da empresa, Richard Lee, em entrevista à Reuters. A iniciativa tem o objetivo de atender aos planos da matriz Anheuser Busch InBev de cumprir metas ambiciosas de sustentabilidade em suas operações globais.
A estratégia no Brasil será começar a produzir a versão em lata da água mineral AMA em uma cervejaria no Rio de Janeiro, mas com distribuição em todo o país. O executivo não quis informar os investimentos que serão feitos, mas informou que o envase da água não exigirá a aquisição de novos maquinários.
“É mais caro trabalhar com a lata do que com o plástico, mas o que importa é o impacto. Não só as latas de alumínio são amplamente recicladas aqui como também são fonte de renda para milhares de famílias”, disse Lee.
A história da AMA
Lançada pela Ambev em 22 de março de 2017, no Dia Mundial da Água, a AMA destina 100% de seu lucro em projetos que levam água às famílias do semiárido brasileiro, região mais seca do país. Para colocar os projetos em prática, a AMA direciona os recursos para o SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural – que administra a maioria dos sistemas de água rurais do Ceará.
Equipes técnicas do SISAR, formadas por especialistas em recursos hídricos e assistentes sociais, dão a essas comunidades todo o suporte necessário para que as iniciativas se desenvolvam de forma sustentável e possam ser geridas pelas próprias comunidades depois que os projetos são inaugurados.
A AMA começou a nascer no fim de 2015, quando o time de sustentabilidade da Ambev deu início à busca por um novo projeto para expandir seus programas de preservação e uso consciente de água. Depois de reunir diversas áreas da empresa e fazer uma parceria com o Yunus Corporate Action Tank, promovido pela Yunus Negócios Sociais, que estimula as empresas a pensarem em negócios que já nascem para resolver um problema social, surgiu a ideia de criar uma água engarrafada que tivesse 100% dos lucros investidos no acesso à água potável.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
Com o lançamento da AMA, a cervejaria contribui para que o sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU seja concretizado: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. A Ambev faz ainda parte do CEO Water Mandate, que reúne empresas comprometidas com o problema da escassez de água e da falta de saneamento em todo o mundo.
De forma totalmente transparente, todas as etapas do projeto AMA são apresentados por meio de uma plataforma digital (www.aguaama.com.br) com todas as informações do produto, prestação de contas periódicas sobre o lucro obtido com as vendas, investimentos e andamento de cada projeto.
Fonte: Aquasfera