Pular para o conteúdo
Ecovalor
Ecovalor
  • Início
  • Sobre
  • Soluções
    • Sustentabilidade e ESG
    • Gestão Ambiental
  • Blog
  • Materiais
  • Contato
  • LinkedIn
  • Instagram
  • WhatsApp

BLOG

Após queda histórica em 2020, emissões de CO2 voltam a subir rapidamente

6 de abril de 2021

Por Ecovalor

Fale com nossos Especialistas

Início » Blog » Notícias » Após queda histórica em 2020, emissões de CO2 voltam a subir rapidamente

Após queda histórica em 2020, emissões de CO2 voltam a subir rapidamente

A pandemia fez as emissões de dióxido de carbono despencaram no ano passado. Com muitas indústrias paradas, os registros foram os menores desde a Segunda Guerra Mundial. Mas com a retomada das atividades econômicas, a partir do final de 2020, as emissões aumentaram rapidamente. Em dezembro, já eram 2% superiores na comparação com o mesmo mês de 2019, segundo novos dados da Agência Internacional de Energia.

De modo geral, as emissões provenientes da geração de energia caíram cerca de 2 bilhões de toneladas métricas, ou 5,8% em 2020, em relação ao ano anterior. "Não há precedentes na história da humanidade. Falando de maneira geral, isso equivale a remover todas as emissões da União Europeia do total global", escreveram os autores do estudo.

Importantes agentes na cadeia de poluição, Estados Unidos e União Europeia viram as emissões caírem 10%, com reduções mais acentuadas em março, abril e maio. A China, no entanto, foi a única grande economia que aumentou as emissões em 0,8% no ano, boa parte vinda do aquecimento econômico do final de 2020. As emissões das cidades chinesas foram 7% maiores em dezembro do ano passado do que em dezembro de 2019.

Com isolamento social vigente e as recomendações de não sair de casa, a categoria com a maior queda nas emissões foi o transporte. O que chamou mais atenção (de forma positiva) foi a redução no uso de petróleo, representando mais da metade do total geral.

As energias renováveis também merecem destaque. A eletricidade gerada a partir do sol e do vento atingiu um recorde de 20% do mix de fontes de energia globais pela primeira vez, e a venda de veículos elétricos bateu recorde.

Enquanto o mundo volta ao normal, a AIE está preocupada com o aumento de CO2. "Ressaltamos o risco de que as emissões de CO2 aumentem significativamente este ano", escreveu a AIE.

Os cientistas estimam que as emissões teriam de cair 10% ao ano para que os cientistas pudessem detectar a redução na concentração de CO2 na atmosfera, que tem aumentado a cada ano durante décadas.

Fonte: Um Só Planeta

ODS: Apenas 31 municípios do Brasil avançam na implementação
Para atingir a neutralidade de carbono, mundo precisa de planos “limpos e viáveis”

Assine a nossa Newsletter.

Fique por dentro de notícias e conteúdos da Ecovalor.

TAQUARA | RS

Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1180
Sala 503, Centro     
CEP 95600-084
Fone: (51) 3541.1393

GRAMADO | RS

Rua Euzébio Balzaretti, 570
Sala 05 Centro
CEP 95670-000
Fone: (54) 3286.7030

CAXIAS DO SUL | RS

Rua Alfredo Chaves, 1208Sala 1503 Exposição
CEP 95020-460
Fone: (54) 3027.9789

FORTALEZA | CE

Av. Desembargador Moreira, 1300
Sala 1002 T-SUL Aldeota
CEP 60170-002 
Fone: (85) 98138.6466

PORTO ALEGRE | RS

Tv. São José, 455 Instituto Caldeira
CEP 90240-200
Fone: (51) 3541.1393

SOBRE

Quem Somos

Conteúdos

Blog

SOLUÇÕES

Gestão de Sustentabilidade e ESG

Gestão Ambiental

CONTATO

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

  • LinkedIn
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Início
  • Sobre
  • Soluções
    • Sustentabilidade e ESG
    • Gestão Ambiental
  • Blog
  • Materiais
  • Contato