Pular para o conteúdo
Ecovalor
Ecovalor
  • Início
  • Sobre
  • Soluções
    • Sustentabilidade e ESG
    • Gestão Ambiental
  • Blog
  • Materiais
  • Contato
  • LinkedIn
  • Instagram
  • WhatsApp

BLOG

CDP lança nova plataforma de divulgação ambiental para 2024

13 de junho de 2024

Por Ecovalor

Fale com nossos Especialistas

Início » Blog » Notícias » CDP lança nova plataforma de divulgação ambiental para 2024

CDP lança nova plataforma de divulgação ambiental para 2024

O CDP (CarboDisclosure Project), reconhecido como o único sistema independente de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões, atingiu a marca de mais de 24.000 entidades divulgadas no ano passado. Para este ano, a organização sem fins lucrativos anunciou o lançamento de uma nova plataforma de divulgação, com o objetivo de simplificar e agilizar o processo para profissionais de sustentabilidade.

A principal inovação da nova plataforma é a introdução de um questionário corporativo unificado. Anteriormente, as empresas precisavam preencher questionários separados para reportar informações sobre florestas, água, biodiversidade e plásticos. Com a nova atualização, essas áreas agora podem ser abordadas em um único questionário, facilitando a coleta e análise de dados ambientais de maneira mais eficiente e integrada.

Além disso, foi mantido um questionário específico sobre o clima, que passou por ajustes significativos para melhor alinhamento com a norma IFRS S2 do International Sustainability Standards Board (ISSB). Esta norma, lançada em junho passado, visa padronizar os relatórios corporativos sobre riscos e oportunidades relacionados ao clima em todas as cadeias de valor, promovendo maior consistência e transparência nas divulgações ambientais globais.

O CDP também anunciou que o novo questionário está em conformidade com as Normas Europeias de Relatório de Sustentabilidade (ESRS), formalmente adotadas pela Comissão Europeia em julho passado. Essa harmonização visa assegurar que as empresas possam atender a múltiplos requisitos regulatórios e padrões internacionais sem a necessidade de duplicar esforços ou informações.

A equipe do CDP tranquilizou as organizações, afirmando que as mudanças visam aliviar a carga de relatórios de sustentabilidade, em vez de aumentá-la. A integração e a simplificação dos questionários são projetadas para reduzir o tempo e os recursos necessários para a preparação dos relatórios, tornando o processo mais acessível e menos oneroso.

Dados indicam que cerca de seis em cada dez empresas listadas já relatam a maioria dos pontos de dados alinhados com o padrão IFRS S2 através do CDP, demonstrando uma aceitação crescente e uma transição suave para os novos requisitos. Adicionalmente, a nova plataforma inclui um questionário dedicado para pequenas e médias empresas (PMEs), focado inicialmente na mudança climática, com pontos chave sobre florestas e segurança hídrica. Essa abordagem específica visa facilitar a participação dessas empresas menores no processo de divulgação, ajustando-se às suas capacidades e necessidades.

Com essas mudanças, o CDP reafirma seu compromisso em promover uma ação ambiental corporativa robusta e abrangente. A nova plataforma e os questionários integrados representam um avanço significativo na simplificação do processo de divulgação, alinhando-se aos padrões globais emergentes e facilitando a coleta de dados cruciais para enfrentar os desafios climáticos e de biodiversidade. Este esforço contínuo busca aumentar a transparência e impulsionar ações concretas para um futuro mais sustentável.

A Ecovalor está aqui para ajudar no CDP 2024!

Nossa equipe de especialistas está preparada para auxiliar ao longo de todo o processo, desde a preparação do questionário até a otimização da sua estratégia de comunicação para obter uma boa nota e classificação.

Junte-se a nós neste importante movimento e mostre ao mundo o compromisso da sua empresa com a sustentabilidade. Fale com nossos especialistas!

Relatório de Sustentabilidade: saiba o que é e como fazer
Bikap, empresa portuguesa realiza seu primeiro Inventário de Emissões de GEEs com Consultoria da Ecovalor

Assine a nossa Newsletter.

Fique por dentro de notícias e conteúdos da Ecovalor.

TAQUARA | RS

Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1180
Sala 503, Centro     
CEP 95600-084
Fone: (51) 3541.1393

GRAMADO | RS

Rua Euzébio Balzaretti, 570
Sala 05 Centro
CEP 95670-000
Fone: (54) 3286.7030

CAXIAS DO SUL | RS

Rua Alfredo Chaves, 1208Sala 1503 Exposição
CEP 95020-460
Fone: (54) 3027.9789

FORTALEZA | CE

Av. Desembargador Moreira, 1300
Sala 1002 T-SUL Aldeota
CEP 60170-002 
Fone: (85) 98138.6466

PORTO ALEGRE | RS

Tv. São José, 455 Instituto Caldeira
CEP 90240-200
Fone: (51) 3541.1393

SOBRE

Quem Somos

Conteúdos

Blog

SOLUÇÕES

Gestão de Sustentabilidade e ESG

Gestão Ambiental

CONTATO

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

  • LinkedIn
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Início
  • Sobre
  • Soluções
    • Sustentabilidade e ESG
    • Gestão Ambiental
  • Blog
  • Materiais
  • Contato