Pular para o conteúdo
Ecovalor
Ecovalor
  • Início
  • Sobre
  • Soluções
    • Sustentabilidade e ESG
    • Gestão Ambiental
  • Blog
  • Materiais
  • Contato
  • LinkedIn
  • Instagram
  • WhatsApp

BLOG

Como unir lucro e sustentabilidade, segundo dois grandes empresários

26 de março de 2021

Por Ecovalor

Fale com nossos Especialistas

Início » Blog » Notícias » Como unir lucro e sustentabilidade, segundo dois grandes empresários

Como unir lucro e sustentabilidade, segundo dois grandes empresários

SÃO PAULO – A sociedade está vivendo um período de transição e deixando para trás a revolução industrial para entrar na revolução sustentável. A boa notícia: o Brasil e suas empresas têm os recursos necessários para se colocar em liderança nessa nova era. Essa é a visão de Oscar Metsavaht, fundador da marca de roupas Osklen (hoje controlada pela Alpargatas), e referência em sustentabilidade no país.

Para Metsavaht, que além de diretor criativo da Osklen é fundador do Instituto-E (que reúne práticas para promover o desenvolvimento sustentável), o Brasil deve aproveitar o momento de transição para a revolução sustentável e o apelo de consumidores nacionais e internacionais pela sustentabilidade para criar produtos originais e vendê-los interna e externamente.

Aplicando sustentabilidade nos negócios

Para Pedro Wickbold, diretor da marca de alimentos Wickbold e a quarta geração a comandar a empresa familiar de 83 anos de idade, empresários enfrentam três grandes desafios ao tentar colocar a sustentabilidade em prática em um negócio já em andamento.

Pedro, que trabalhou na empresa entre 2005 e 2010, retornou aos negócio em 2016 com o desafio de continuar o legado familiar e ao mesmo tempo incluir transformação social nos negócios.

Para cumprir o propósito social, se uniu ao Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) para obter castanhas do Pará diretamente de comunidades extrativas na Amazônia — sem os intermediários que acabavam sugando grande parte do lucro que deve pertencer às comunidades. Hoje, cerca de de 30% de toda a castanha usada pela Wickbold na produção de pães é fornecida por essa parceria.

A polarização no discurso sustentável, que coloca empresas muitas vezes como vilãs que só pensam em lucrar, segundo Pedro, é o segundo grande desafio da implementação da sustentabilidade.

Para o empresário, o terceiro grande desafio está em saber comunicar ao consumidor a preocupação sustentável da empresa.

Para Metsavaht, da Osklen, um outro desafio das empresas é a implementação da cultura de desenvolvimento sustentável. Para o empreendedor, essa cultura precisa estar presente nas diferentes áreas da empresa, que vão desde a linha de produção até pensamento dos executivos.

Fonte: InfoMoney nn

GM quer encerrar vendas de carros a gasolina e diesel em 2035
Basf, Natura, Henkel e Braskem criam “bitcoin” da reciclagem

Assine a nossa Newsletter.

Fique por dentro de notícias e conteúdos da Ecovalor.

TAQUARA | RS

Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1180
Sala 503, Centro     
CEP 95600-084
Fone: (51) 3541.1393

GRAMADO | RS

Rua Euzébio Balzaretti, 570
Sala 05 Centro
CEP 95670-000
Fone: (54) 3286.7030

CAXIAS DO SUL | RS

Rua Alfredo Chaves, 1208Sala 1503 Exposição
CEP 95020-460
Fone: (54) 3027.9789

FORTALEZA | CE

Av. Desembargador Moreira, 1300
Sala 1002 T-SUL Aldeota
CEP 60170-002 
Fone: (85) 98138.6466

PORTO ALEGRE | RS

Tv. São José, 455 Instituto Caldeira
CEP 90240-200
Fone: (51) 3541.1393

SOBRE

Quem Somos

Conteúdos

Blog

SOLUÇÕES

Gestão de Sustentabilidade e ESG

Gestão Ambiental

CONTATO

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

  • LinkedIn
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Início
  • Sobre
  • Soluções
    • Sustentabilidade e ESG
    • Gestão Ambiental
  • Blog
  • Materiais
  • Contato