SÃO PAULO – A sociedade está vivendo um período de transição e deixando para trás a revolução industrial para entrar na revolução sustentável. A boa notícia: o Brasil e suas empresas têm os recursos necessários para se colocar em liderança nessa nova era. Essa é a visão de Oscar Metsavaht, fundador da marca de roupas Osklen (hoje controlada pela Alpargatas), e referência em sustentabilidade no país.
Para Metsavaht, que além de diretor criativo da Osklen é fundador do Instituto-E (que reúne práticas para promover o desenvolvimento sustentável), o Brasil deve aproveitar o momento de transição para a revolução sustentável e o apelo de consumidores nacionais e internacionais pela sustentabilidade para criar produtos originais e vendê-los interna e externamente.
Aplicando sustentabilidade nos negócios
Para Pedro Wickbold, diretor da marca de alimentos Wickbold e a quarta geração a comandar a empresa familiar de 83 anos de idade, empresários enfrentam três grandes desafios ao tentar colocar a sustentabilidade em prática em um negócio já em andamento.
Pedro, que trabalhou na empresa entre 2005 e 2010, retornou aos negócio em 2016 com o desafio de continuar o legado familiar e ao mesmo tempo incluir transformação social nos negócios.
Para cumprir o propósito social, se uniu ao Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) para obter castanhas do Pará diretamente de comunidades extrativas na Amazônia — sem os intermediários que acabavam sugando grande parte do lucro que deve pertencer às comunidades. Hoje, cerca de de 30% de toda a castanha usada pela Wickbold na produção de pães é fornecida por essa parceria.
A polarização no discurso sustentável, que coloca empresas muitas vezes como vilãs que só pensam em lucrar, segundo Pedro, é o segundo grande desafio da implementação da sustentabilidade.
Para o empresário, o terceiro grande desafio está em saber comunicar ao consumidor a preocupação sustentável da empresa.
Para Metsavaht, da Osklen, um outro desafio das empresas é a implementação da cultura de desenvolvimento sustentável. Para o empreendedor, essa cultura precisa estar presente nas diferentes áreas da empresa, que vão desde a linha de produção até pensamento dos executivos.
Fonte: InfoMoney nn