Uma fábrica de painéis de conversão de energia solar será instalada em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul, conforme anuncio feito no dia 12 de maio, durante audiência entre o proprietário da empresa Intéling, Javier Valero Sánchez, com o prefeito Guilherme Pasin e o secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker. Segundo o governo gaúcho, o investimento da multinacional será de R$ 60 milhões.
Sánchez destacou o potencial que o estado dispõe para geração de energia a partir do sol. “Esta é uma fonte energética limpa e sustentável e à disposição em abundância no Rio Grande do Sul”, afirmou o empresário.
O prefeito destacou os benefícios da iniciativa para a cidade, que segundo ele vão além da geração de empregos e do aquecimento da economia. “A chegada dessa empresa nos permite atrair novos investimentos e a tecnologia de ponta de outras empresas. Queremos criar alternativas para que o setor produtivo de Bento, nas mais diversas atividades econômicas, possa avançar ainda mais”, declarou Pasin.
Redecker afirmou que a secretaria estadual tem como meta a elaboração do Atlas Solarimétrico, com objetivo de apontar o potencial do estado para a exploração da energia solar. Participaram ainda do evento o vereador Moises Scussel, o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC Bento Gonçalves), Leonardo Giordani, e o presidente da Expobento 2015, Laudir Piccoli.
Segundo o governo estadual, o uso de energia solar, principalmente residencial, é usado no país principalmente para aquecimento de água, e há pouco aproveitamento para a geração de energia elétrica. O projeto da Intéling prevê a nacionalização de componentes dos painéis fotovoltaicos desenvolvido em conjunto com empresas brasileiras, e está prevista no Plano de Nacionalização Progressiva (PNP) do BNDES para o setor de geração de energia solar.
Fonte: G1 (http://goo.gl/U2Ujdz)