Foto: Divulgação
A Ford Motor Company tem ajudado a promover o uso de autopeças ecológicas – e uma maneira de fazer isso é usar garrafas plásticas recicladas para tapetes, escudos na parte inferior de todos os carros e SUVs e camisas de rodas em caminhões da série F .
“A blindagem da parte inferior da carroçaria é uma parte grande e, para uma parte tão grande, se usarmos plástico sólido, provavelmente pesará três vezes mais”, disse Thomas Sweder, engenheiro de design da Ford Motor Company. “Buscamos os materiais mais duráveis e com melhor desempenho para trabalharmos para fabricar nossas peças e, neste caso, também estamos criando muitos benefícios ambientais.”
Na última década, a aerodinâmica levou à necessidade de escudos na parte inferior da carroçaria – e o uso global de plásticos nas peças de veículos cresceu exponencialmente. Somente a Ford usa cerca de 1,2 bilhão de garrafas de plástico reciclado por ano – cerca de 250 garrafas por veículo, em média.
Eis como funciona: quando as garrafas de plástico são jogadas em uma lixeira, são coletadas com milhares de outras e desfiadas em pedaços pequenos. Normalmente, isso é vendido a fornecedores que a transformam em fibra, derretendo a garrafa e extrudando-a. Essas fibras são misturadas com outros vários tipos de fibra em um processo têxtil e usadas para fazer uma folha de material que é formada nas peças automotivas.
Devido ao seu peso leve, o plástico reciclado é ideal para a fabricação de placas de proteção da carroçaria, placas de proteção do motor e revestimentos dos arcos das rodas dianteiras e traseiras que podem ajudar a melhorar a aerodinâmica do veículo. Esses escudos também ajudam a criar um ambiente significativamente mais silencioso no novo Ford Escape 2020.
Esta não é a única maneira que a Ford tem usado materiais reciclados para beneficiar o meio ambiente; a empresa automotiva recentemente fez uma parceria com os fornecedores de café do McDonald’s para reciclar todos os resíduos de torrefação de café em faróis.
“A Ford está entre os líderes quando se trata de usar materiais reciclados como esse, e fazemos isso porque faz sentido, técnica e economicamente, tanto quanto para o meio ambiente”, disse Sweder. “Este material atende a todas as nossas especificações robustas de durabilidade e desempenho.”
Fonte: Good News Network