A sustentabilidade deixou de ser apenas uma preocupação para as empresas, se tornando também um valor institucional. No ramo da hotelaria, com importância global, não poderia ser diferente.
A rede de hotéis Hilton, por exemplo, recicla até os sabonetes utilizados pelos hóspedes em seus mais de 450 prédios ao redor do mundo. A iniciativa faz parte de uma nova filosofia, baseada na preocupação ambiental e responsabilidade social da marca, segundo o site MarketWatch.
A proposta do Hilton é que, até 15 de outubro, 1 milhão de barras de sabão sejam produzidas a partir de materiais reciclados, e sejam distribuídas para pessoas carentes.
Em parceria com a organização social Clean the World, a rede já distribuiu 110 mil kits de higiene com sabonetes reutilizados e participou da coleta de embalagens de produtos de limpeza, evitando que esses resíduos cheguem a aterros sanitários.
O Hilton não é a única empresa hoteleira a apoiar a corrente sustentável. A Marriott International, conglomerado que conta com mais de 30 redes de hotelaria, também adota medidas paliativas rumo à sustentabilidade.
Nos hotéis da marca, a meta é reduzir pela metade o nível de desperdício de alimentos e também diminuir uso de energia elétrica em 30% até 2025.
Fim do plástico
Salvar o planeta parece ser uma preocupação real da Marriott. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de 450 hotéis de cinco diferentes marcas que compõem o conglomerado já aboliram o uso das pequenas embalagens de xampu e sabonete.
Anualmente, segundo o jornal, cerca de 10,3 milhões de embalagens deixam de ser distribuídas, fazendo com que a Marriott evite o despejo de mais 51 toneladas de plástico em aterros sanitários.
Fonte: Época Negócios