A divulgação, pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, do reajuste no preço da energia elétrica da AES SUL em 30,29% para os consumidores industriais, causou espanto e preocupação no setor industrial Gaúcho. A distribuidora opera em 118 municípios, nas regiões metropolitana, dos vales e centro-oeste do Estado, e serve de referência ao reajuste das demais distribuidoras.
De acordo com estudo da consultoria TR Soluções (fonte: http://goo.gl/qr71Jr), o aumento da CEEE para os clientes industriais deve ser de aproximadamente 23,05%, enquanto que o da RGE de 20,64%. A consultoria também prevê aumento de que os aumentos não cessarão no próximo exercício, em 2015, estimando-se aumentos na casa de 15%.
Com o aumento do preço da energia elétrica, e a perspectiva ruim para os próximos anos, a migração para o ACL – Ambiente de Contratação Livre, para a compra de energia elétrica, volta a ser uma alternativa para as empresas. A realização de estudos de viabilidade para uma migração futura não devem ser descartados, ainda que haja pouca oferta e preços altos para o ano 2015.
Outra alternativa para responder aos aumentos no preço da energia e manter a competitividade é a implementação de projetos de eficiência energética, baseados em iluminação LED. A economia desse tipo de lâmpada, em relação à de vapor de mercúrio é, em média de 70%, e o aumento da oferta de LED no mercado gaúcho, com a entrada de novos fornecedores, reduziu os preços.
Tanto o consumo de energia de fontes alternativas propiciado pelo ACL – Ambiente de Contratação Livre, como a biomassa, quanto os projetos de eficiência energética baseados em iluminação LED, estão totalmente inseridos no contexto dos objetivos da ECOVALOR junto aos seus clientes, por gerar efeitos nas 03 dimensões principais da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
A ECOVALOR, em conjunto com empresas parceiras especializadas, oferta soluções em energia, no segmento do ACL e em projetos de eficiência energética LED.
Elias da Silveira Neto,nnDiretor da Ecovalor Consultoria em Sustentabilidade.