Foto: “Transform to Net Zero” reúne nove multinacionais comprometidas a liderar pelo exemplo ao traçar um caminho para outras empresas seguirem
Os líderes de nove empresas anunciaram, o estabelecimento de um novo compromisso para acelerar a transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono. Natura &Co é uma das companhias participantes da iniciativa batizada como Transform to Net Zero, que visa desenvolver pesquisa, orientação e roteiros implementáveis para permitir que corporações de todo o mundo atinjam zero emissões líquidas de carbono.
Além de Natura &Co, o plano será conduzido por outros membros fundadores como A. P Moller – Maersk, Danone, Mercedes-Benz AG, Microsoft Corp., NIKE Inc., Starbucks, Unilever e Wipro, bem como o Fundo de Defesa Ambiental (EDF). A iniciativa é apoiada pela BSR, que atuará como secretária do projeto.
A iniciativa irá se concentrar em possibilitar a transformação comercial necessária para alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050, além de impulsionar mudanças mais amplas com foco em políticas, inovação e finanças. Os resultados estarão disponíveis para os membros fundadores, mas também para outras empresas que venham a participar dos trabalhos, que têm conclusão prevista para 2025.
Roberto Marques, presidente-executivo do Conselho e CEO do grupo Natura & Co, ressaltou que a empresa acredita na cooperação. Recentemente, a empresa lançou sua visão 2030 em que estabelece, para todas as suas marcas, a meta de tornar emissões zero em carbono em dez anos.
O trabalho será conduzido pelos seguintes princípios:
- n
-
Foco em transformação: cumprir compromissos individuais e traduzir em ação, o que incluirá estratégia corporativa, governança, responsabilidade financeira, operações, gerenciamento de riscos, aquisição, inovação, P&D, marketing e questões públicas.
-
Condução pela ciência, dados e métodos relativos às melhores práticas: comprometimento com abordagens padronizadas para atingir o que a ciência requer como limite de aumento da temperatura média do planeta em 1.5º; aprimoramento da qualidade e disponibilidade de pesquisa, dados e ferramentas para todos; comprometimento com o mais alto retorno para o clima pelo investimento.
-
Alavancagem de esforços existentes: comprometimento para colaborar com iniciativas zero em emissões líquidas de carbono já existentes (esforços de sessões, advocacy, setoriais, metodológicos) para alavancar trabalhos existentes e avançar a transformações de negócios para emissões zero.
-
Forte governança e fiscalização: nos níveis mais altos da empresa, as estruturas de governança e fiscalização trabalharão para atingir com zero emissões líquidas de carbono, inclusive por meio do desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócios inovadores.
-
Reduções e remoções robustas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) por toda extensão da empresa: emissões líquidas zero requerem reduções de emissões em toda a cadeia de valor, incluindo o impacto de produtos e serviços e na cadeia de suprimentos. Isso exige que alcancemos reduções de emissões de gases de efeito estufa (GEE) alinhados com a ciência mais recente e ampliemos a nossa capacidade de remoções de GEE em curto prazo para ser o caminho para levar as empresas – e o mundo – a emissões zero até, no máximo, 2050, garantindo um clima estável e significando que uma combinação de ações positivas para o clima deve ser perseguida.
-
Investimento em inovação: compromisso substancial e complacência para investir e acelerar inovações para atingir a transformação de emissões líquidas de carbono, incluindo parcerias com outros.
-
Engajamento político: promoção de políticas públicas que possibilitam e aceleram o progresso rumo a emissões zero, e engajamentos com órgãos como associações comerciais para atingir esse objetivo.
-
Transparência e responsabilidade: relatórios públicos e divulgação de progresso rumo à transformação para o net zero aos principais stakeholders, incluindo investidores, clientes, consumidores e onde for necessário – reguladores; compartilhar informação com todos sobre boas práticas para a transformação emissões zero.
-
Justiça e transição sustentável: nós sabemos que grupos marginalizados e comunidades de baixa renda sofrem os maiores impactos das mudanças climáticas. Portanto, nós ajudaremos a proporcionar condições necessárias para atingir soluções climáticas efetivas, justas e sustentáveis para pessoas de todos os gêneros, raças e habilidades.
n
n
n
n
n
n
n
n
n
Fonte: Marcas Mais