Imagine um futuro onde tecnologia e sustentabilidade caminham lado a lado, e onde isso, além de essencial, é altamente lucrativo. Essa é a realidade que estamos começando a viver com a ascensão das Climate Techs, empresas que têm como missão enfrentar as mudanças climáticas por meio de inovação.
Só em 2023, startups brasileiras do setor movimentaram mais de R$ 2 bilhões em investimentos. Globalmente, o número é ainda mais impressionante: foram mais de US$ 70 bilhões investidos entre 2022 e 2023, de acordo com o State of Climate Tech Report da PwC. O recado está dado: o mercado está atento e agindo.
Mas afinal, o que são Climate Techs?
De forma simples, Climate Techs são negócios que desenvolvem soluções tecnológicas para reduzir emissões, aumentar a eficiência energética e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono. É tecnologia com propósito.
Essas empresas nascem com um DNA voltado para o impacto ambiental positivo e isso vai além de apenas “compensar” os danos. Elas buscam resolver os problemas pela raiz, propondo novos caminhos para setores inteiros da economia.
Por que o mercado está olhando para as Climate Techs?
Além do impacto ambiental, há uma questão prática (e estratégica): atuar com tecnologia climática pode abrir portas valiosas para as empresas. Veja só alguns exemplos:
- Acesso a fundos de investimento sustentável;
- Inserção em cadeias globais de fornecimento;
- Conquistas de certificações e selos de reconhecimento.
Ou seja, é uma via de mão dupla: você ajuda a enfrentar um dos maiores desafios do século e ainda ganha em competitividade.
ESG como diferencial, não como tendência passageira
Não é exagero dizer que, hoje, as empresas estão sendo medidas por suas ações em relação à sustentabilidade. E não estamos falando de greenwashing ou marketing superficial. Estamos falando de mudanças reais, estruturais.
A ESGNow, por exemplo, atua com tecnologia, dados e estratégia climática para apoiar outras empresas nesse processo. É sobre dar ferramentas para quem ainda não sabe por onde começar e criar uma nova cultura de negócios.
O mercado está se movendo. E a sua empresa?
Mais do que nunca, estamos diante de uma encruzilhada. Ficar parado não é mais uma opção segura. As Climate Techs já estão em campo, o mercado está reagindo e os investidores estão atentos. O que está em jogo não é apenas reputação, mas longevidade.
Empresas que entendem isso e agem desde já têm mais chances de se destacar e sobreviver em um cenário cada vez mais exigente e consciente.