Pular para o conteúdo
Ecovalor
Ecovalor
  • Início
  • Sobre
  • Soluções
    • Sustentabilidade e ESG
    • Gestão Ambiental
  • Blog
  • Materiais
  • Contato
  • LinkedIn
  • Instagram
  • WhatsApp

BLOG

Origem Sustentável: a única certificação de ESG e sustentabilidade da cadeia calçadista do mundo

15 de dezembro de 2021

Por Ecovalor

Fale com nossos Especialistas

Início » Blog » Notícias » Origem Sustentável: a única certificação de ESG e sustentabilidade da cadeia calçadista do mundo

Origem Sustentável: a única certificação de ESG e sustentabilidade da cadeia calçadista do mundo

Criado em 2013 e reformulado em 2020, o Origem Sustentável é a única certificação de sustentabilidade da cadeia calçadista no mundo. Diante da importância do tema, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Componentes de Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) vêm trabalhando para divulgar a iniciativa com mais força no âmbito nacional, mas sobretudo no mercado externo.

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que o objetivo é tornar a cadeia produtiva do calçado brasileiro uma referência internacional de sustentabilidade. “A sustentabilidade já não é um diferencial, é uma condição de sobrevivência, especialmente para as empresas exportadoras”, diz. Segundo ele, mercados internacionais, especialmente os mais desenvolvidos, caso dos Estados Unidos e países da Europa, buscam empresas com processos e produtos sustentáveis. “Toda a semana, na Abicalçados, recebemos contatos de compradores internacionais em busca desse perfil”, conta. O recado parece ter sido compreendido pelas empresas brasileiras. Recente pesquisa realizada pela Grant Thornton, uma das principais consultorias do planeta, apontou que mais de 70% das marcas nacionais acreditam no impacto positivo da sustentabilidade nos negócios.

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, conta que a reformulação do programa, em 2020, agregou credibilidade, e valor, à certificação. Na oportunidade, foram definidos 104 indicadores de sustentabilidade, nas dimensões econômica, social, ambiental, cultural e de gestão. “Certificamos empresas que tenham um processo produtivo sustentável. Do que adianta ter um produto sustentável se o processo para a produção dele não foi sustentável?”, questiona. Os indicadores criados por especialistas são baseados em referências internacionais como os 17 objetivos para desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Parceria

Como funciona

Para aderir ao Origem Sustentável, as empresas devem ser associadas à Abicalçados ou à Assintecal. Após a assinatura de um termo de adesão e a preparação interna frente aos indicadores, as empresas solicitam auditorias que podem ser realizadas por empresas credenciadas como SGS,SENAI, BUREAU VERITAS DNV e INTERTEK, sendo que a validade da certificação é de dois anos. As certificações possuem quatro níveis. Empresas que contemplam acima de 20% (micro e pequenas) e de 30% (médias e grandes empresas) dos indicadores recebem o selo Bronze, as que contemplam acima de 40% recebem Prata, as que respondem por mais de 60% dos indicadores recebem Ouro e as que ultrapassam 80% dos indicadores alcançam o nível máximo, o de Diamante.

Atualmente, o Origem Sustentável já tem nomes como Beira Rio, Usaflex, Vulcabras, Piccadilly, Bibi, Boxprint e Caimi & Liaison certificadas, e outras mais de 50 em processo de implementação, caso da Schutz, Ramarim, Bertex, JR Soluções, Branyl, Via Marte, Klin, Redeplast, Calçados Ala, Bebecê e tantas outras.

Origem Sustentável na Expo Dubai

O Origem Sustentável foi destaque na Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em evento realizado pelo Brazilian Footwear, braço internacional da Abicalçados, nos dias 1º a 6 de novembro. Nos seis dias de exposição, mais de 20 mil pessoas visitaram o pavilhão onde o calçado brasileiro era destaque.

Mais informações sobre o Origem Sustentável no site https://www.origemsustentavel.org.br/.

Fonte: Sinbinforma – Acessado em 15/12/2021

Usaflex recebe Certificação Diamente do Programa Origem Sustentável
Circular Informativa – COP26 e o Acordo de Glasgow

Assine a nossa Newsletter.

Fique por dentro de notícias e conteúdos da Ecovalor.

TAQUARA | RS

Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1180
Sala 503, Centro     
CEP 95600-084
Fone: (51) 3541.1393

GRAMADO | RS

Rua Euzébio Balzaretti, 570
Sala 05 Centro
CEP 95670-000
Fone: (54) 3286.7030

CAXIAS DO SUL | RS

Rua Alfredo Chaves, 1208Sala 1503 Exposição
CEP 95020-460
Fone: (54) 3027.9789

FORTALEZA | CE

Av. Desembargador Moreira, 1300
Sala 1002 T-SUL Aldeota
CEP 60170-002 
Fone: (85) 98138.6466

PORTO ALEGRE | RS

Tv. São José, 455 Instituto Caldeira
CEP 90240-200
Fone: (51) 3541.1393

SOBRE

Quem Somos

Conteúdos

Blog

SOLUÇÕES

Gestão de Sustentabilidade e ESG

Gestão Ambiental

CONTATO

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

  • LinkedIn
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Início
  • Sobre
  • Soluções
    • Sustentabilidade e ESG
    • Gestão Ambiental
  • Blog
  • Materiais
  • Contato