Foto: divulgação
Gerar a própria energia elétrica é a vontade da grande maioria dos consumidores brasileiros.
Segundo a pesquisa de opinião pública IBOPE Inteligência 2020 sobre energia elétrica, 9 em cada 10 brasileiros querem instalar seu micro ou minigerador conectado à rede elétrica.
Para isso, mais de 99% dos consumidores escolhem os geradores fotovoltaicos alimentados pelo kit de energia solar, de acordo com os dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Além da ampla disponibilidade de luz do sol em todo o país, a tecnologia solar ainda conta com o maior número de vantagens em relação aos concorrentes.
Confira abaixo as 5 principais razões que levam os brasileiros a escolherem energia solar:
Longa vida útil
A fabricação das placas solares segue padrões internacionais de segurança que lhe garantem uma durabilidade de pelo menos 25 anos. Todas as marcas de qualidade no mercado oferecem essa garantia mínima e com baixíssima perda de eficiência das placas durante o período. Dessa forma, o investimento em um painel solar consegue oferecer prazo muito maior para o seu retorno financeiro.
Rendimento e modularidade
Com a alta disponibilidade de luz do sol em todo o Brasil, qualquer região oferece potencial para a instalação de um sistema fotovoltaico. Além disso, o formato modular da tecnologia (cada placa é conhecida como módulo fotovoltaico) permite dimensionar os sistemas para cada local e consumo. Por isso, não importa o tamanho ou região onde está o imóvel, com o projeto certo é possível atender todo o seu consumo com um gerador fotovoltaico.
Rápido retorno sobre o investimento
Quando toda a energia consumida passa a vir do sistema, a economia na conta de luz é de até 95%. Ou seja, todos os meses, o dinheiro que iria para a distribuidora fica no bolso do consumidor. Uma economia mensal que, ao longo do tempo, acaba trazendo de volta todo o valor investido no sistema. A média do chamado payback da energia solar é muito atrativa no Brasil. Cerca de 3,5 anos para sistemas residenciais de baixa tensão e 5,8 anos para consumidores de alta tensão, segundo o estudo da empresa Comerc Energia.
Geração silenciosa
Até pouco tempo atrás, a única opção viável de gerador elétrico para os consumidores eram os barulhentos geradores a combustível. Um sistema fotovoltaico é exatamente o oposto disso. As placas convertem a luz do sol em energia elétrica através de um processo totalmente inaudível. É a tecnologia mais silenciosa também entre as fontes de energia renováveis, como aerogeradores.
Financiamentos
Por fim, linhas de financiamento exclusivas para sistemas de energia solar tornam a sua aquisição cada vez mais fácil. Já são mais de 70 linhas de crédito oferecidas no país através de bancos públicos e privados. Para grandes empresas e consumidores rurais, essa escolha muitas vezes permite quitar as parcelas do investimento com a própria economia obtida na conta de luz.
Fonte: The Greenest Post