Conforme o mundo avança, o pilar Social da sigla ESG ganha forças e desempenha papel fundamental na definição das práticas corporativas. Segundo estudo realizado pela ManPower Group, 42% das organizações brasileiras priorizam ações relacionadas ao pilar Social, índice que supera a média global de 37%.
Em 2024, a expectativa é que as empresas no Brasil aumentem ainda mais a média nacional. A tendência evidencia um reconhecimento crescente da importância dos fatores sociais no ambiente de negócios e o interesse em incorporar práticas que promovem a responsabilidade social e a sustentabilidade.
Para além do cuidado com o tratamento dos colaboradores, as práticas sociais englobam o relacionamento com a comunidade e outras partes interessadas da organização. Apoiar projetos sociais, investir em iniciativas comunitárias e adotar mais transparência nos negócios são algumas formas de colocar em prática o compromisso social.
No contexto brasileiro atual, ações de igualdade de gênero e de diversidade são as práticas com maior relevância. O compromisso com as leis trabalhistas, apesar de ser requisito legal e, portanto, básico, ainda é um grande problema do país e fundamental para a estratégia base do crescimento do pilar social.
Organizações que compreendem essa importância estão moldando um futuro empresarial mais ético e engajado. A visão centrada na contribuição positiva proporcionando uma relação mais próxima da população, auxilia no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável.
Qual a importância corporativa do pilar Social?
A realização de atividades com viés Social torna evidente os cuidados com seus colaboradores e com as comunidades à sua volta, proporcionando o fortalecimento da responsabilidade sustentável da empresa. E o sucesso no futuro está atrelado aos cuidados da preservação do bem-estar social e ambiental, vinculados às práticas de gestão e de recursos financeiros.
Com a adoção de uma abordagem socialmente responsável, as organizações que cumprem as legislações e regulamentações vigentes, podem reduzir custos, além de aumentar a vantagem competitiva com o alinhamento dos seus valores e propósitos. A atração e retenção de profissionais que estão cada vez mais focados em buscar relações de trabalho saudáveis e a consideração dos consumidores, também são pontos importantes na construção do legado de uma marca.
Por onde começar a implementação do pilar Social?
As empresas que buscam aproximação com as práticas ESG, em especial no pilar social, iniciam com um diagnóstico para compreender a realidade na qual estão inseridas e determinar quais são as áreas que precisam de atenção especial na implementação das práticas.
Conhecendo estes pontos, é possível traçar um plano estratégico com metas, previsões, estimativas e etapas para acompanhar o desenvolvimento das iniciativas ESG alinhado com a agenda 2030 da ONU para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Como a Ecovalor pode ajudar na implementação do pilar Social?
Há mais de 10 anos a Ecovalor atua como guia para organizações rumo às melhores práticas sustentáveis. Por meio do Programa ESG 360, as empresas são guiadas aos mais elevados níveis de maturidade em ESG e Sustentabilidade.
O time de especialistas da Ecovalor é comprometido em equilibrar propósito e lucro, avaliando meticulosamente o impacto de cada decisão nas vidas de trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. A visão da empresa enraíza-se em uma jornada coletiva, partindo do modelo de sociedade atual em direção a um futuro sustentável.