Para reconhecer empresas brasileiras comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Rede Brasil do Pacto Global lançou neste mês o Prêmio ODS. Voltada para instituições do setor privado que atuam em esfera nacional, a premiação foi apresentada durante o fórum anual do Pacto Global, realizado na semana passada (16), em São Paulo.
A competição é inspirada em outra iniciativa, a SDG Pioneers (Pioneiros dos ODS, em tradução livre para o português). Essa é a premiação organizada pelo Pacto Global em nível mundial.
O Prêmio ODS visa identificar e celebrar líderes empresariais que estejam incorporando as metas da ONU em seus negócios no Brasil. As inscrições estarão abertas em breve no site da Rede Brasil.
A premiação é uma iniciativa que acontece de maneira paralela e independente do SDG Pioneers. Um diferencial da versão nacional é a busca também por cases de pequenas e médias empresas.
O Prêmio ODS foi anunciado por Sonia Favaretto, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da B3 e uma dos dez SDG Pioneers reconhecidos em 2016. Na sua avaliação, o concurso é uma oportunidade para inspirar negócios e melhorar as práticas da gestão corporativa.
A executiva lembrou que a B3 foi a primeira bolsa do mundo a aderir ao Pacto Global, no ano de 2004, quando era politicamente importante que uma organização do tipo integrasse a iniciativa. A decisão mostra um protagonismo do Brasil que não é de hoje. “Isso é uma vitória de todos nós. Temos esse privilégio e essa responsabilidade”, ressaltou Sonia durante o fórum do Pacto Global.
Fonte: ONU (goo.gl/C7mgcR)