A sustentabilidade tem sido vista, cada vez mais, como parte integrante do processo global das cadeias produtivas. A partir dessa premissa é trabalhado o Programa Origem Sustentável – certificação que leva em conta a preocupação com a sustentabilidade em seus quatro pilares: social, ambiental, cultural e econômico. A iniciativa, desenvolvida há mais de dois anos, busca promover a inserção da cultura da sustentabilidade em fabricantes e fornecedores de componentes para calçados. Segundo as entidades de classe do setor calçadista, esse alinhamento permite a ampliação das oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis.
“Estamos buscando o compromisso das empresas em gerenciar e melhorar seus resultados em um processo global”, observa o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), William Marcelo Nicolau.
Segundo o dirigente, o conceito de calçado sustentável abrirá mais o mercado internacional e dará competitividade. “A Europa, por exemplo, não aceita mais o ingresso de determinados produtos”, pontua Nicolau. Outro benefício do selo Origem Sustentável é a garantia de adequação da indústria de componentes com iniciativas internacionais de sustentabilidade, como SAC, Biocalce, DOW Jones Sustainability Index, ISE – Bovespa entre outras.
*AdesãonnO Programa Origem Sustentável conta, até agora, com a adesão de 60 empresas entre fabricantes de calçados e de insumos e componentes para o setor calçadista. A iniciativa é desenvolvida pela Assintecal e Associação Brasileira das indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceiria com o Instituto By Brasil, Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Universidade de São Paulo (USP) e do Massachusetts of Technology (MIT). A certificação tem o patrocínio do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Consultoria EcovalornnConte com a assessoria da Ecovalor para implementação do Selo Origem Sustentável, com auxílio no mapeamento e atendimento aos indicadores.