Empresa gaúcha comprou o maior volume já registrado até o primeiro semestre de 2021 e reforça a transição de foco para o transporte mais sustentável; investimento é de mais de R$ 100 milhões
A Reiter Log adquiriu 124 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania e entra para o seleto grupo de maiores frotas desta solução alternativa ao diesel do Brasil. A transportadora, de Nova Santa Rita (RS), investirá mais de R$ 100 milhões neste negócio e inicia um novo posicionamento que traz a sustentabilidade como prioridade com a aplicação do conceito ESG (Environmental, Social and Governance) na gestão da empresa e nas soluções em logística, que serão oferecidas aos seus clientes. As entregas dos modelos R 410 foram planejadas para começar no último trimestre de 2021 e serem concluídas ao longo do primeiro semestre de 2022. A Casa Scania Suvesa é a responsável pelo suporte ao cliente.nA Scania segue firme liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Globalmente, avança no compromisso de reduzir 50% do CO2 gerado em todas as operações e de 20% no nível de emissão de seus próprios produtos com objetivos baseados na ciência (SBT – Science Based Target), ambas até 2025.
A GEO Energética é uma das principais desenvolvedoras de soluções para a produção do biometano a partir de rejeitos orgânicos da agropecuária brasileira.
Dessa forma, a Reiter Log comprova que busca soluções viáveis para diminuir os impactos das emissões de suas operações e dos clientes.
O modelo escolhido foi o R 410 nas trações 4×2, 6×2 e 6×4. Por enquanto, pelos negócios já firmados, a frota a gás terá no Sudeste e Sul os principais pontos da rodagem, que deverá chegar a 10 mil km por mês. O abastecimento será feito em postos ao longo dessa malha. Os veículos serão usados nos segmentos alimentício, bebidas, varejo, higiene e limpeza, cosméticos, e-commerce, agronegócio, farmacêutico e na indústria petroquímica.n
A Reiter Log também está satisfeita com a Nova Geração de caminhões Scania movida a diesel, que propicia uma economia de combustível de 20% em comparação à anterior. Até dezembro, a empresa terá 110 veículos desta gama. Ainda há caminhões das Séries P, G e R, e a meta é ter apenas modelos da Nova Geração até 2022.nMais investimentos, uma nova sede, uma nova Reiter LognA busca para se tornar uma das transportadoras mais sustentáveis e referência nacional em operações logísticas e transporte de cargas passa por outros investimentos importantes. Dentre eles, a construção da nova matriz e do centro de distribuição em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, com um aporte de mais de R$ 140 milhões numa área de 130 mil metros quadrados junto ao Velopark, às margens da BR-386. O local é logisticamente estratégico, já que é de fácil acesso aos dois sentidos da rodovia. A expectativa é que a unidade empregue 700 pessoas inicialmente, com potencial para chegar a 1.700. A nova sede, prevista para ser inaugurada em dezembro de 2021, está sendo pensada para atender a todos os princípios de sustentabilidade. Ela vai estar alinhada aos preceitos da gestão de ESG da empresa, à otimização de recursos hídricos e energia e política de redução de CO2.
Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340 ou 410 cavalos.nA segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão.nNa sustentabilidade, a Scania tem um planejamento fundamentado nos pilares da eficiência energética, transporte inteligente e seguro e combustíveis alternativos e eletrificação. Além da conectividade que torna a gestão do cliente mais completa, com frotas eficientes e reduzindo custos e emissões de poluentes.nSobre a Reiter LognFundada em 2008, a Reiter Log está presente nas estradas de todo o Brasil. Com mais de 15 endereços, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas, a empresa oferece serviços de transportes também para Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e agora Bolívia. Com uma frota de mais de 1.600 ativos próprios, investe em ser a solução completa para seus clientes. Hoje, trabalha com os principais players dos segmentos em que atua.nSobre a GEO EnergéticanA GEO Energética é uma empresa 100% brasileira que, após dez anos de pesquisas, desenvolveu um processo biotecnológico único e inovador para a produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos da agroindústria. Hoje, é líder nacional na produção de biogás obtido a partir dos resíduos da indústria sucroalcooleira, com operação em escala industrial no Paraná. O biogás produzido pela GEO pode ser usado na geração de energia elétrica de fonte renovável ou na produção do Biometano, para a substituição de óleo diesel. A GEO Energética desenvolve soluções customizadas e economicamente viáveis na implantação de projetos para o aproveitamento dos resíduos da agroindústria, com grandes benefícios econômicos, sociais e ambientais.nSobre a ScanianA Scania é referência mundial em soluções de transporte sustentável e um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais, marítimos e geração de energia. Com presença em mais de 100 países, conduz a mudança para um sistema transporte e logística sustentável, contando com 50 mil colaboradores ao redor do mundo e linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina, que permitem o intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2020, a receita líquida da Scania alcançou 125,1 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 5,4 bilhões de coroas suecas.
Nota: A Ecovalor se orgulha da parceria com a Reiterlog, e de poder contribuir com a empresa na sua Jornada ESG
Fonte: GasNet – Acessado em 07/02/2022