Um único hotel de quatro estrelas com 200 quartos pode usar quase 300.000 peças de plástico de uso único em um mês, destacando o desafio do setor de hospitalidade, à medida que aumenta os esforços anti-plásticos.
Um viajante bebe água de uma garrafa de plástico. A indústria da hospitalidade será a primeira a abandonar totalmente o plástico? Imagem: Louis Hansel , Unsplash
Um único hotel de quatro estrelas com 200 quartos pode usar cerca de 300.000 peças de plástico de uso único em um mês, se tiver capacidade total e não investir em nenhuma alternativa ecológica, de acordo com cálculos feitos por um especialista da Eco- Negócios após vários anúncios anti-plásticos das principais redes de hotéis.
A estimativa inclui 20.000 garrafas de água de plástico, 49.765 pacotes de material de utilidade e amenidades, 216.693 peças de plástico para operações de alimentos e bebidas, incluindo filme plástico, sacolas de armazenamento e luvas de látex e 13.375 sacolas plásticas, que nem sequer incluem sacolas plásticas usadas por serviços de terceiros para proteger roupas lavadas para funcionários e convidados e sacolas usadas por fornecedores de alimentos, disse Marissa Jablonski, especialista em sustentabilidade e plásticos.
Os números destacam a profundidade do desafio para a indústria da hospitalidade – e a oportunidade de mudança – à medida que aumenta os esforços para tornar o plástico livre.
Em agosto de 2019, o grupo Marriott anunciou que substituirá a maioria dos frascos de shampoo, condicionador e gel de banho de uso único dos seus hotéis por outros maiores até 2020, impedindo que cerca de 500 milhões das pequenas garrafas de plástico cheguem a aterros sanitários anualmente – o equivalente a cerca de 770 toneladas de plástico anualmente e 30% de seu uso atual de plástico para amenidades. Os canudos de plástico e os agitadores também estão fora, evitando o descarte de um bilhão de canudos por ano.
A rede Hilton removeu canudos de plástico de suas operações de hotel, economizando mais de 250 milhões de canudos anualmente; passou de cartões-chave plásticos para cartões digitais em vários hotéis, eliminando até agora 40 toneladas de resíduos plásticos; e eliminou garrafas de água plásticas de reuniões e eventos em hotéis administrados na Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio e África.
Também está cortando garrafas de toalete miniatura de uso único e buscando alternativas ao envoltório plástico para suas operações de alimentos e bebidas, entre outras ações. “Estamos cientes dos danos ambientais que o plástico descartável pode causar e levamos muito a sério a questão global da poluição do plástico”, disse Paul Hutton, vice-presidente de operações da Hilton no Sudeste Asiático e patrocinador executivo de seu grupo de trabalho sobre plásticos. na Ásia-Pacífico.
Promissor, mas insuficiente
Embora muitas das principais redes de hotéis tenham anunciado medidas para reduzir o uso de plástico, a indústria como um todo ainda pode fazer muito mais, acrescentaram outros especialistas.
Grace Kang, sócio-gerente da Greenview, uma empresa de consultoria e pesquisa em sustentabilidade com sede em Cingapura, especializada no setor de hospitalidade, observou que seu último Relatório de Tendências de Hospedagem Verde 2018 pesquisou 4.544 hotéis em 61 países, e apenas 30,7% deles relataram que tinham eliminado ou reduzido ao mínimo absoluto o uso de plástico descartável.
Outros 38,1% disseram que estavam fazendo progresso, mas apenas 14,4% disseram que o conseguiriam em um ano.
“Os hotéis devem considerar não usar alguns itens de plástico”, disse Kang. “Se você tiver caixas pequenas nos quartos, poderá reformular suas práticas de coleta de lixo para não precisar de sacolas plásticas”.
Outros itens que poderiam ser eliminados incluem pentes e embalagens plásticas para amenidades como escovas de dente, cotonetes, toucas de banho, kits odontológicos e kits de costura, mas os hotéis ficam presos à ideia de que têm para oferecer essas comodidades. “Os hotéis poderiam oferecer apenas sob demanda. Muitos hóspedes do hotel estão agora preocupados com o meio ambiente, e pesquisas mostraram que eles preferem mudar seu comportamento para apoiar hotéis que respeitam o meio ambiente ”, disse ela.
O problema de terceiros
Os hoteleiros observaram, no entanto, que convencer os fornecedores do setor de hospitalidade a abandonar o plástico é o próximo passo na jornada.
O grupo Six Senses, que opera hotéis, spas e resorts em todo o mundo, cortou canudos de plástico e recipientes descartáveis de alimentos e bebidas e usa garrafas de água de vidro em vez de garrafas de plástico. Também usa dispensadores recarregáveis para shampoo, condicionador e gel de banho, e recicla ou reutiliza as cápsulas de café. Algumas propriedades também fornecem chá a granel em saquinhos de papel em vez de saquinhos de chá, que tradicionalmente contêm plástico, entre outras medidas.
O grupo estabeleceu a meta de ser livre de plástico até 2022 e diz que é de 90% lá.
“Estamos agora nos detalhes, como a forma como convencemos nossos fornecedores a entregar alimentos que não estão em embalagens plásticas e como convencemos as autoridades locais a concordar com alternativas ao envoltório plástico”, continuou.
Chew Siew Moon, gerente de sustentabilidade do Six Senses para seus hotéis em Cingapura, acrescentou que várias outras propriedades do grupo oferecem aos hóspedes chinelos não plásticos que são lavados internamente e reutilizados, mas os de Cingapura não o fizeram por falta de espaço instalar infra-estrutura de lavagem no local e serviços de lavanderia locais que se recusam a manusear chinelos.
Capas de silicone para substituir embalagens plásticas por recipientes que não possuem tampas herméticas também foram testadas nas cozinhas dos hotéis, mas eram muito frágeis. “Precisamos encontrar um fornecedor que possa trabalhar conosco para reutilizar chinelos, e a indústria precisa apresentar soluções viáveis para parte do uso de plástico”, disse Chew.
Água sem desperdício
A eliminação de garrafas plásticas, uma das maiores fontes de uso de plástico em hotéis, traz seus próprios desafios. Nos hotéis Six Senses Singapore, os funcionários reabastecem as garrafas de vidro e limpam a bagunça quando os hóspedes as quebram. “Este é um trabalho adicional para eles a que não estão acostumados. Temos que deixar claro para eles no estágio da entrevista que faz parte do escopo do trabalho e fornecer treinamento ”, disse Chew.
Outros hotéis adotaram uma abordagem diferente instalando estações de abastecimento de garrafas de água para uso dos hóspedes. A empresa norte-americana Elkay, que começou a vender essas estações em 2010, além de seus bebedouros e bebedouros, forneceu o grupo Hilton, o Headland Hotel em Hong Kong, e o recém-lançado Hard Rock Hotel Desaru Coast na Malásia.
As estações de Elkay têm vários recursos que os tornam adequados para hotéis, disse um porta-voz. Isso inclui a ativação do sensor sem toque, uma taxa de fluxo rápida que pode encher uma garrafa de um litro em 10 segundos para minimizar as filas, mesmo durante o horário de pico, e um mecanismo que corta o fluxo de água após 20 segundos para evitar desperdícios.
“Cada estação também possui um relógio que mostra quantas garrafas de água plásticas foram salvas durante o uso. Esse registro pode ser uma parte importante da história de sustentabilidade de um hotel. No hotel Hilton San Francisco Union Square, nossas estações de enchimento de garrafas de água ajudaram a evitar o uso de 200.000 garrafas de plástico dentro de 10 meses ”, disse o porta-voz.
Ela observou que alguns hotéis na Ásia podem relutar em instalar estações de abastecimento de garrafas de água devido à baixa qualidade da água municipal local ou à desconfiança de longa data dos clientes em relação às estações públicas de abastecimento de bebidas e garrafas. “Nesses casos, fornecemos sistemas de filtragem no ponto de uso que possuem filtros antibacterianos ou de carvão ativo, ou ambos. O monitor de status dos filtros dos sistemas também garante aos convidados que eles estão bebendo água limpa e filtrada ”, disse ela.
Os hotéis também podem instalar versões independentes do posto de abastecimento de garrafas e personalizá-las com obras de arte e mensagens para incentivar ainda mais os hóspedes a reduzir o desperdício. “Desde 2010, nossas estações de envase de garrafas poupam cerca de 7 bilhões de garrafas plásticas de água de aterros sanitários, garrafas suficientes para circular o globo 112 vezes”, disse o porta-voz.
“Há pouca dúvida sobre o impacto das garrafas plásticas de água no meio ambiente”, disse ela. “Também há evidências esmagadoras de que o apoio ao consumo de água da torneira pode ter um impacto positivo nas mudanças climáticas e no meio ambiente como um todo, devido à sua contribuição para a redução de lixo plástico e emissões de gases de efeito estufa”.
Fonte: Eco-Business