Pular para o conteúdo
Ecovalor
Ecovalor
  • Início
  • Sobre
  • Soluções
    • Sustentabilidade e ESG
    • Gestão Ambiental
  • Blog
  • Materiais
  • Contato
  • LinkedIn
  • Instagram
  • WhatsApp

BLOG

UFRB e Calçados Bibi celebram cooperação para uso de resíduos de EVA em laboratório

29 de abril de 2016

Por Ecovalor

Fale com nossos Especialistas

Início » Blog » Notícias » UFRB e Calçados Bibi celebram cooperação para uso de resíduos de EVA em laboratório

UFRB e Calçados Bibi celebram cooperação para uso de resíduos de EVA em laboratório

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a empresa Calçados Bibi celebraram nesta quarta-feira, 20 de abril, o termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural com vistas ao desenvolvimento do projeto de utilização de resíduos do Etileno Acetato de Vinila (EVA) da indústria calçadista. O objetivo é produzir placas/mantas prensadas para aplicação como revestimento/isolamento acústico e térmico em laboratório de aulas práticas do campus universitário de Cruz das Almas.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Jania Betania Alves, o EVA é um material de custo relativamente baixo e que possui grande aplicação na indústria calçadista, sendo utilizado na confecção de placas expandidas para posterior corte de solados, palmilhas e entressolas de calçados de menor preço final e do tipo “full-plastic”. Ela explica que o processo de corte e acabamento de chapas expandidas de EVA gera uma média de 18% em massa de material residual. Na indústria local, isso significa em torno de 160 kg/mês ou aproximadamente 1.920 ton/ano.

A ideia é caracterizar os resíduos de EVA provenientes de chapas expandidas da Bibi Calçados quanto à moforlogia, propriedades térmicas e mecânicas e determinar o custo da moagem destes resíduos visando sua reutilização como revestimento em laboratório de aulas práticas da UFRB. A metodologia do trabalho irá envolver atividades voltadas ao treinamento de recursos humanos, que serão qualificados no desenvolvimento de produtos e/ou processos de relevância científica e tecnológica para região e que poderão ser absorvidos pelo setor industrial e acadêmico.

Além do fortalecimento da infraestrutura de pesquisa nas áreas de materiais/mecânica da UFRB, o vice-coordenador do projeto Jacson Machado acredita que a cooperação firmada com a Bibi Calçados fortalece a interação academia e empresa, necessária ao desenvolvimento social, e pode gerar produtos com potencial econômico a partir dos resíduos industriais, o que contribui para minimizar problemas ambientais.

O projeto está sendo desenvolvido no Laboratório de Materiais/Processos de Fabricação do curso de Engenharia Mecânica do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB, com financiamento do CNPq (edital Universal) e com a colaboração dos laboratórios de Análises Aplicadas e Biomateriais (Lapbim) e de Catálise e Materiais (Labcat) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Fonte: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (https://goo.gl/6rJC5m)

Abicalçados reconhece referências do setor calçadista nacional
MP prorroga CAR por 1 ano para imóveis com até 4 módulos

Assine a nossa Newsletter.

Fique por dentro de notícias e conteúdos da Ecovalor.

TAQUARA | RS

Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1180
Sala 503, Centro     
CEP 95600-084
Fone: (51) 3541.1393

GRAMADO | RS

Rua Euzébio Balzaretti, 570
Sala 05 Centro
CEP 95670-000
Fone: (54) 3286.7030

CAXIAS DO SUL | RS

Rua Alfredo Chaves, 1208Sala 1503 Exposição
CEP 95020-460
Fone: (54) 3027.9789

FORTALEZA | CE

Av. Desembargador Moreira, 1300
Sala 1002 T-SUL Aldeota
CEP 60170-002 
Fone: (85) 98138.6466

PORTO ALEGRE | RS

Tv. São José, 455 Instituto Caldeira
CEP 90240-200
Fone: (51) 3541.1393

SOBRE

Quem Somos

Conteúdos

Blog

SOLUÇÕES

Gestão de Sustentabilidade e ESG

Gestão Ambiental

CONTATO

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

  • LinkedIn
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Início
  • Sobre
  • Soluções
    • Sustentabilidade e ESG
    • Gestão Ambiental
  • Blog
  • Materiais
  • Contato