Com a constante evolução da temática ESG (Environmental, Social, and Governance), o agronegócio passa a estar no cerne das discussões principais. Por ser visto tanto como “causador” quanto como “solução” para problemas ambientais, a adaptação às práticas ESG é crucial para um futuro sólido e sustentável deste setor.
A agricultura regenerativa, a integração lavoura-pecuária-floresta, os métodos para aumentar a produtividade e as soluções biológicas para reduzir o uso de defensivos químicos são pontos que determinam o agronegócio como protagonista na temática de sustentabilidade.
Agronegócio e ESG no Brasil
Olhando para esse contexto, devemos salientar que é praticamente unanime o entendimento que o agronegócio brasileiro é o mais sustentável do mundo. Nosso país tem técnicas e estratégias de plantio de culturas que são muito avançados em relação ao resto do mundo.
O plantio direto, a rotação de culturas, a alta produtividade, o estoque de carbono no solo e as grandes áreas verdes na intersecção de áreas de pastagens são algumas vantagens do agronegócio brasileiro. Porém, devemos entender que no cenário atual isso não é o bastante.
Com o crescimento populacional acelerado, a inserção das estratégias ESG no setor é um fator determinante para frear o aquecimento global e com isso reduzir os impactos possíveis ao clima ocasionados pelas nossas atividades.
Grupo Conceito Agro e o ESG
Entendendo que essa é uma urgência, o Grupo Conceito Agro, que atua com diversas frentes no agronegócio, tomou a decisão de inserir em sua estratégia a agenda ESG como ela deve ser.
Ao invés da busca em implementar um programa focado em gerar resultados socioambientais para afagar os contextos sociais, a empresa realmente absorveu a real demanda da agenda em sua estratégia e passou a estruturar ações de redução de riscos, focando em uma sólida governança ambiental, social e corporativa com o intuito de blindar sua imagem e seu resultado financeiro.
Junto à Consultoria de Sustentabilidade e ESG da Ecovalor, o Grupo Conceito iniciou uma gestão estratégica estabelecendo um marco zero no projeto. Foi estruturada uma robusta gestão de riscos corporativos para, junto às principais partes interessadas, definir a materialidade do grupo, alinhando-se às principais demandas que necessitam de ações e esforços.
Com os temas principais em mãos, a empresa foi além e seu comitê ESG desenvolveu políticas, manuais, programas e estratégias que direcionam seus esforços a agir de forma equilibrada assim como preconiza o real contexto da sustentabilidade, através de decisões ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.
Para entender mais sobre o que é e como constituir um comitê ESG na sua empresa, confira o artigo: Como constituir e engajar um comitê de sustentabilidade corporativa.
Resultados da Agenda ESG do Grupo Conceito
Através desse projeto o grupo tem estabelecido frentes de trabalho baseadas na gestão eficiente de carbono, na transparência, nas práticas de ética e integridade, com agendas estruturadas visando melhorar cada vez mais sua relação com o capital humano e ainda, fomentando em sua cadeia de valor as melhores práticas de ESG.
Esse é só o primeiro passo da agenda, mas serve como um grande incentivo para percebermos o quanto o agronegócio pode tornar o tema ESG uma ferramenta estratégica dentro das suas rotinas, e com isso, além de defender sua imagem e resultado financeiro é possível minimizar os impactos ao planeta e as pessoas.
Além disso, o Grupo Conceito também está elaborando seu Relatório de Sustentabilidade referente ao ano de 2023 para comunicar seus impactos, metas e ações. No Brasil, é possível observar uma tendência positiva de aumento do interesse na transparência em relação aos temas ESG no meio corporativo.
Percepção do Grupo Conceito sobre a Implementação do ESG
O Grupo Conceito embarcou na jornada de implementação de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) com uma visão clara dos motivadores que impulsionaram essa decisão estratégica. Entre os principais fatores, destacam-se o desejo de melhorar a reputação perante a sociedade e os colaboradores, e a necessidade de estar em conformidade com as normas e expectativas atuais.
De acordo com Helvisclayton, responsável pela área de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade do Grupo Conceito, “A implementação tem sido importante para obtermos melhoras no quesito social para os colaboradores e para a comunidade, além de refinar as práticas de governança, permeando a transparência em todos os nossos processos”.
Até o momento, o processo de implementação da agenda ESG tem sido notavelmente bem-sucedido. Helvisclayton observa que “os nossos stakeholders internos e externos engajaram de maneira notável, e o projeto de implementação de ESG se tornou perceptível em todo o grupo”.
Ele acrescenta que “a alta direção, o comitê e os demais gestores abraçaram a ideia e apoiaram firmemente, visto que foi compreendida a necessidade do ESG no grupo”. Apesar de grande parte dos temas materiais já terem sido abordados, o grupo reconhece que ainda há muito a ser melhorado, uma vez que o ESG envolve uma evolução constante.
A medição dos riscos diretos existentes diante das emissões de gases de efeito estufa com o desmatamento e a degradação de grandes áreas nacionais com impactos indiretos gerados a sociedade também contribuem para intensificar a relação do setor com a responsabilidade ambiental.
Para outras empresas do setor que estão começando a implementar práticas ESG, o profissional oferece conselhos valiosos. Ele afirma que “implementar o ESG não é tarefa simples, visto que envolve mudanças significativas, porém a trajetória compensa”.
Apesar dos investimentos iniciais, “o retorno financeiro é percebido com o tempo, através de economia financeira e de recursos captáveis”. Além disso, ele destaca que “a consequência é uma melhora e evolução do bem mais perceptível para uma empresa, sua reputação”.
Portanto, por mais complexo que o processo possa parecer, a recomendação é não desistir. A persistência na implementação do ESG trará benefícios duradouros e sustentáveis para a empresa.
Como implementar ESG na sua empresa de agronegócio
Como mencionado anteriormente, inserir a agenda ESG nas empresas de agronegócio é fundamental para acompanhar o movimento atual de transformação corporativa.
A Ecovalor, com a expertise de 11 anos, pode auxiliar esse processo e juntos seguirmos rumo às melhores práticas de ESG no agronegócio.
Se a sua empresa é do agronegócio e ainda não sabe como implementar uma agenda ESG estratégica e eficaz, entre em contato com nossos especialistas.
Texto por Luiz Goi, Consultor ESG Sênior.