Você sabia que 11,3% da população mundial passa fome? Segundo dados da ONU, um em cada nove habitantes do planeta, sendo assim, 805 milhões de pessoas, ainda sofrem com a falta de alimentos. Acredite, estes números já foram maiores.
No Brasil, 1,7% dos habitantes ainda passam fome, porém, com a ajuda da Rede de Banco de Alimentos, esse número tende a diminuir.
Com o objetivo de combater a fome no Brasil, no de 2000, um grupo de empresas, sindicatos, entidades e grupos de serviços reuniram-se e criaram no Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – o primeiro Banco de Alimentos do Brasil. O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada e gratuita de alimentos para instituições beneficentes.
Atualmente a Rede beneficia 803 instituições, doando aproximadamente 500 mil quilos de alimentos por mês. Dada sua efetividade, a metodologia difundiu-se e já está presente em 19 localidades (representando 34 cidades) do Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, além da criação de 100 Núcleos Banco de Alimentos. Em 11 de março de 2010, com a participação de todos os Bancos de Alimentos em atividade, foi inaugurada a Rede de Bancos de Alimentos do Brasil.
Como participar?
Quaisquer entidades, empresas públicas ou privadas e pessoas físicas poderão participar facilmente das iniciativas do Banco de Alimentos quer sejam como:
• Mantenedor: Atuando como mantenedora, sua empresa oferece ao Banco de Alimentos um aporte financeiro. Esta contribuição é fundamental para atender às despesas de custeio e permitir o crescimento das atividades. Estas são algumas das empresas que já atuam como mantenedoras: Sistema FIERGS, Walmart Brasil, Gerdau, Goldsztein, Banco Itaú, Terra, GBOEX, Sodexo, Puras FO, Stemac, Avina, Sinmetal, SIARGS.
• Parceiro Estratégico (Recursos/Serviços): Qualquer que seja o segmento da sua empresa, você poderá participar prestando serviços referentes à sua área de atuação.
• Doador (Alimentos): Se a sua empresa atua na área de produção, transporte, armazenamento, comercialização e consumo de alimentos, poderá se integrar ao Banco como fonte doadora de alimentos.
• Colaborador: Os funcionários de sua empresa também podem se engajar nesta iniciativa social através de campanhas onde poderão contribuir mensalmente com um quilo de alimento.
É importante lembrar que é possível doar qualquer quantidade de alimento, assim como qualquer quantia em dinheiro.
Ficou interessado em participar e colaborar com o Banco de Alimentos? Entre em contato!
Banco de Alimentos Região do Calçado (NH)nTelefone: (51) 3527.0044 nE-mail: barc@hotmail.com.br
Banco de Alimentos de Porto AlegrenTelefone: (51) 3026.8020nE-mail: bancodealimentos@bancodealimentosrs.org.brnSite: www.bancodealimentosrs.org.br
Rede de Bancos de Alimentos do RS nTelefone: (51) 3347.8621nE-mail: bancodealimentos@bancodealimentosrs.org.brnSite: http://www.redebancodealimentos.org.br/Inicial
Fonte: Rede Banco de Alimentos (http://goo.gl/lVjv6p) e Jornal I Online (http://goo.gl/uRwF6l)