Atualmente, um número cada vez maior de consumidores escolhe comprar produtos ambientalmente responsáveis e sustentáveis. Muitas empresas estão atendendo a esta crescente demanda por meio da certificação FSC e descobrindo que a certificação abre ainda mais mercado. Mais de 80% dos entrevistados para a Pesquisa de Mercado Global FSC 2014, relataram aumento ou estabilidade nas vendas de produtos certificados FSC entre julho de 2013 e junho de 2014.
Detentores de certificados FSC já estabelecidos foram convidados a selecionar todas as razões pelas quais mantêm sua certificação. Quase metade (43,5%) dos entrevistados nesta categoria afirmou manter a certificação porque é uma ferramenta valiosa para conquistar potenciais mercados e clientes, enquanto 38,6% citaram manter os clientes existentes como uma razão. A incorporação da certificação FSC em uma estratégia de sustentabilidade corporativa e compromisso com o manejo florestal responsável também foram razões importantes para a manutenção da certificação, com 38,4% e 23,7%, respectivamente.
“Os resultados da pesquisa sugerem que os lucros não precisam vir às custas de benefícios ambientais e sociais. A certificação FSC pode fornecer uma vantagem competitiva e a oportunidade de ser um líder em seu setor – é simplesmente um bom negócio”, disse Marcelle Peuckert, Diretora de Desenvolvimento de Negócios do FSC IC.
Detentores de certificados novos também decidem pela certificação por uma série de motivos, principalmente econômicos. Mais da metade (52,5%) citou a demanda dos clientes, mas o melhor acesso a mercado e vantagens competitivas também foram importantes, com 12,1% e 11,9%, respectivamente.
“Muitas empresas decidem obter a certificação FSC porque seus clientes e o mercado valorizam práticas corporativas responsáveis. Os consumidores estão cada vez mais informados e conseguem distinguir as empresas que estão realmente comprometidas com a sustentabilidade e aquelas que simplesmente falam sobre isso. Os consumidores demandam produtos de fontes responsáveis e éticas, e sabem que o selo FSC proporciona esta segurança”, observou Peuckert.
Sobre a Pesquisa de Mercado Global do FSC
A Pesquisa de Mercado Global do FSC acontece a cada dois anos e tem como objetivo buscar os pontos de vista dos detentores de certificados e obter informações de mercado para orientar o desenvolvimento estratégico do FSC. Nos meses de junho e julho de 2014, 3.656 detentores de certificados do FSC de 95 países completaram a pesquisa. Estes representam 13% de todos os detentores de certificados no mundo.
Fonte: FSC® (http://goo.gl/c3ZTZL)