Pular para o conteúdo
Ecovalor
Ecovalor
  • Início
  • Sobre
  • Soluções
    • Sustentabilidade e ESG
    • Gestão Ambiental
  • Blog
  • Materiais
  • Contato
  • LinkedIn
  • Instagram
  • WhatsApp

BLOG

Bikap, empresa portuguesa realiza seu primeiro Inventário de Emissões de GEEs com Consultoria da Ecovalor

17 de junho de 2024

Por Ecovalor

Fale com nossos Especialistas

Início » Blog » Cases » Bikap, empresa portuguesa realiza seu primeiro Inventário de Emissões de GEEs com Consultoria da Ecovalor

Bikap, empresa portuguesa realiza seu primeiro Inventário de Emissões de GEEs com Consultoria da Ecovalor

A Bikap, uma inovadora fábrica portuguesa especializada na montagem de bicicletas elétricas, está dando um passo significativo em direção à sustentabilidade com a realização do seu primeiro Inventário de Emissões Gases de Efeito Estufa (GEEs).

Este Inventário de GEEs segue as normas do GHG Protocol, uma ferramenta globalmente reconhecida e utilizada para a contabilização e gestão de emissões, e abrange as emissões de escopo 1, 2 e 3.

O objetivo da construção do documento é oferecer uma visão transparente do impacto ambiental da empresa, e representar uma ferramenta de suporte ao desenvolvimento de estratégias eficazes de reduções de emissões.

História da Bikap

Fundada em 2021, a Bikap nasceu em Portugal com a missão de oferecer um serviço diferenciado no mercado das bicicletas elétricas. O objetivo da marca é promover cooperação e transparência com suas partes interessadas, especialmente com os consumidores.

Desde o início, a empresa se comprometeu com a entrega de produtos de alta qualidade e relaciona o sucesso com o cuidado e o bem-estar da sua equipe. Por conta disso, incentiva um ambiente de trabalho que promove inovação, colaboração e desenvolvimento pessoal.

Equipados com tecnologia de ponta e uma equipe experiente, a empresa está bem-posicionada para enfrentar desafios do setor de mobilidade e expandir sua capacidade de produção para atender o aumento da demanda por meios de transporte mais sustentáveis sem comprometer a qualidade dos seus produtos.

Primeiro Inventário de GEEs

Alinhado com o propósito de transparência e práticas responsáveis, a empresa buscou mapear suas fontes de emissões de GEEs para entender seu impacto ambiental. Através do Inventário, a Bikap poderá desenvolver estratégias que vão contribuir para a redução de impacto negativo e promover uma cultura corporativa mais consciente.

O Inventário de Emissões de GEEs demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade e melhora a reputação da marca, aumentando a confiança de stakeholders. Além disso, a ação tende a abrir novas oportunidades de negócios e mercados que valorizam práticas sustentáveis.

Internamente, o Inventário também serve como uma ferramenta de gestão essencial, fornecendo dados precisos para estabelecer metas e acompanhar o progresso das iniciativas para contribuir com os esforços globais contra as mudanças climáticas. Ele posiciona a empresa na vanguarda da ação climática corporativa, promovendo a inovação e a liderança em sustentabilidade a longo prazo.

Desenvolvimento do Inventário de Emissões da Bikap

A fim de tornar o processo de construção do Inventário de GEEs mais assertivo e de acordo com normas validadas e reconhecidas internacionalmente, a empresa contratou uma consultoria de sustentabilidade brasileira que possui um setor especializado na gestão de carbono.

Com a consultoria a distância, a empresa realizou encontros online para alinhar expectativas sobre o projeto e entender, com direcionamento dos profissionais especialistas em gestão de carbono, o mapeamento das fontes de emissões.

Demanda da Consultoria de Sustentabilidade na Europa

A demanda por consultoria de sustentabilidade na Europa reflete um movimento global em direção a práticas mais sustentáveis, impulsionado por políticas ambientais rigorosas e a crescente conscientização sobre a necessidade de mitigar as mudanças climáticas. Esta tendência abre espaço para um mercado mais consciente dos seus impactos ambientais.

A União Europeia, por exemplo, vem demonstrando regulamentos rigorosos sobre emissões de GEE. As empresas que operam nos países pertencentes a União Europeia, como Portugal, são obrigadas a monitorar e relatar suas emissões para cumprir com o Sistema de Comércio de Emissões da UE (EU ETS) e outras legislações ambientais.

Recentemente a União Europeia também divulgou o Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira (CBAM). Com objetivo de incentivar uma produção mais limpa em outros países, a regulamentação precifica o carbono emitido durante a produção de bens intensivos em carbono que são importados para a União Europeia. A fase de transição do CBAM começou em 1º de outubro de 2023, com o primeiro período de relatório para importadores finalizando em 31 de janeiro de 2024. 

Expansão da Ecovalor

Neste cenário de crescente demanda por serviços de sustentabilidade, a expansão da Ecovalor na Europa surge como uma resposta estratégica para atender às necessidades das empresas em conformidade com as novas regulamentações.

A expertise da Ecovalor na construção de Inventários de Emissões de GEE e na elaboração de documentos relacionados à sustentabilidade e ESG, como Relatórios de Sustentabilidade, juntamente com sua constante atualização sobre metodologias e normas mundialmente reconhecidas, abre espaço para uma atuação internacional eficaz, permitindo que empresas se adaptem e prosperem em um ambiente regulatório cada vez mais exigente.

Consultoria para Construção do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Unindo a forma humanizada e a qualidade técnica dos consultores, a Ecovalor realiza o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa preciso e personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente.

Com experiência na atuação de diferentes setores, em mais de 15 estados do Brasil e 11 países, os especialistas da consultoria seguem as principais normas e metodologias reconhecidas para elaboração do documento, como GHG Protocol e ISO 14064.

Além disso, a consultoria oferece um ciclo de monitoramento e melhoria contínua junto as empresas, proporcionando uma gestão de carbono eficaz e estratégica para redução do impacto ambiental.  

Para saber mais sobre a Consultoria para elaboração de um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, entre em contato com os especialistas da Ecovalor.   

CDP lança nova plataforma de divulgação ambiental para 2024
Certificações de sustentabilidade serão cruciais para negociações

Assine a nossa Newsletter.

Fique por dentro de notícias e conteúdos da Ecovalor.

TAQUARA | RS

Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1180
Sala 503, Centro     
CEP 95600-084
Fone: (51) 3541.1393

GRAMADO | RS

Rua Euzébio Balzaretti, 570
Sala 05 Centro
CEP 95670-000
Fone: (54) 3286.7030

CAXIAS DO SUL | RS

Rua Alfredo Chaves, 1208Sala 1503 Exposição
CEP 95020-460
Fone: (54) 3027.9789

FORTALEZA | CE

Av. Desembargador Moreira, 1300
Sala 1002 T-SUL Aldeota
CEP 60170-002 
Fone: (85) 98138.6466

PORTO ALEGRE | RS

Tv. São José, 455 Instituto Caldeira
CEP 90240-200
Fone: (51) 3541.1393

SOBRE

Quem Somos

Conteúdos

Blog

SOLUÇÕES

Gestão de Sustentabilidade e ESG

Gestão Ambiental

CONTATO

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

  • LinkedIn
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Início
  • Sobre
  • Soluções
    • Sustentabilidade e ESG
    • Gestão Ambiental
  • Blog
  • Materiais
  • Contato