A Bikap, uma inovadora fábrica portuguesa especializada na montagem de bicicletas elétricas, está dando um passo significativo em direção à sustentabilidade com a realização do seu primeiro Inventário de Emissões Gases de Efeito Estufa (GEEs).
Este Inventário de GEEs segue as normas do GHG Protocol, uma ferramenta globalmente reconhecida e utilizada para a contabilização e gestão de emissões, e abrange as emissões de escopo 1, 2 e 3.
O objetivo da construção do documento é oferecer uma visão transparente do impacto ambiental da empresa, e representar uma ferramenta de suporte ao desenvolvimento de estratégias eficazes de reduções de emissões.
História da Bikap
Fundada em 2021, a Bikap nasceu em Portugal com a missão de oferecer um serviço diferenciado no mercado das bicicletas elétricas. O objetivo da marca é promover cooperação e transparência com suas partes interessadas, especialmente com os consumidores.
Desde o início, a empresa se comprometeu com a entrega de produtos de alta qualidade e relaciona o sucesso com o cuidado e o bem-estar da sua equipe. Por conta disso, incentiva um ambiente de trabalho que promove inovação, colaboração e desenvolvimento pessoal.
Equipados com tecnologia de ponta e uma equipe experiente, a empresa está bem-posicionada para enfrentar desafios do setor de mobilidade e expandir sua capacidade de produção para atender o aumento da demanda por meios de transporte mais sustentáveis sem comprometer a qualidade dos seus produtos.
Primeiro Inventário de GEEs
Alinhado com o propósito de transparência e práticas responsáveis, a empresa buscou mapear suas fontes de emissões de GEEs para entender seu impacto ambiental. Através do Inventário, a Bikap poderá desenvolver estratégias que vão contribuir para a redução de impacto negativo e promover uma cultura corporativa mais consciente.
O Inventário de Emissões de GEEs demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade e melhora a reputação da marca, aumentando a confiança de stakeholders. Além disso, a ação tende a abrir novas oportunidades de negócios e mercados que valorizam práticas sustentáveis.
Internamente, o Inventário também serve como uma ferramenta de gestão essencial, fornecendo dados precisos para estabelecer metas e acompanhar o progresso das iniciativas para contribuir com os esforços globais contra as mudanças climáticas. Ele posiciona a empresa na vanguarda da ação climática corporativa, promovendo a inovação e a liderança em sustentabilidade a longo prazo.
Desenvolvimento do Inventário de Emissões da Bikap
A fim de tornar o processo de construção do Inventário de GEEs mais assertivo e de acordo com normas validadas e reconhecidas internacionalmente, a empresa contratou uma consultoria de sustentabilidade brasileira que possui um setor especializado na gestão de carbono.
Com a consultoria a distância, a empresa realizou encontros online para alinhar expectativas sobre o projeto e entender, com direcionamento dos profissionais especialistas em gestão de carbono, o mapeamento das fontes de emissões.
Demanda da Consultoria de Sustentabilidade na Europa
A demanda por consultoria de sustentabilidade na Europa reflete um movimento global em direção a práticas mais sustentáveis, impulsionado por políticas ambientais rigorosas e a crescente conscientização sobre a necessidade de mitigar as mudanças climáticas. Esta tendência abre espaço para um mercado mais consciente dos seus impactos ambientais.
A União Europeia, por exemplo, vem demonstrando regulamentos rigorosos sobre emissões de GEE. As empresas que operam nos países pertencentes a União Europeia, como Portugal, são obrigadas a monitorar e relatar suas emissões para cumprir com o Sistema de Comércio de Emissões da UE (EU ETS) e outras legislações ambientais.
Recentemente a União Europeia também divulgou o Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira (CBAM). Com objetivo de incentivar uma produção mais limpa em outros países, a regulamentação precifica o carbono emitido durante a produção de bens intensivos em carbono que são importados para a União Europeia. A fase de transição do CBAM começou em 1º de outubro de 2023, com o primeiro período de relatório para importadores finalizando em 31 de janeiro de 2024.
Expansão da Ecovalor
Neste cenário de crescente demanda por serviços de sustentabilidade, a expansão da Ecovalor na Europa surge como uma resposta estratégica para atender às necessidades das empresas em conformidade com as novas regulamentações.
A expertise da Ecovalor na construção de Inventários de Emissões de GEE e na elaboração de documentos relacionados à sustentabilidade e ESG, como Relatórios de Sustentabilidade, juntamente com sua constante atualização sobre metodologias e normas mundialmente reconhecidas, abre espaço para uma atuação internacional eficaz, permitindo que empresas se adaptem e prosperem em um ambiente regulatório cada vez mais exigente.
Consultoria para Construção do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa
Unindo a forma humanizada e a qualidade técnica dos consultores, a Ecovalor realiza o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa preciso e personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente.
Com experiência na atuação de diferentes setores, em mais de 15 estados do Brasil e 11 países, os especialistas da consultoria seguem as principais normas e metodologias reconhecidas para elaboração do documento, como GHG Protocol e ISO 14064.
Além disso, a consultoria oferece um ciclo de monitoramento e melhoria contínua junto as empresas, proporcionando uma gestão de carbono eficaz e estratégica para redução do impacto ambiental.
Para saber mais sobre a Consultoria para elaboração de um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa,